EE de Nova Luzitânia cria Urna Eletrônica para eleição do Grêmio 2013

EE de Nova Luzitânia cria Urna Eletrônica para eleição do Grêmio 2013

sexta-feira, 10 de maio de 2013

A Escola Estadual de Nova Luzitânia realizou no dia 17 de abril (quarta-feira) as eleições do Grêmio Estudantil 2013.

A novidade deste ano foi o sistema de votação, onde os alunos votaram em uma urna eletrônica desenvolvida pelo funcionário Pedro Henrique Aquino da Silva, baseando todas as funcionalidades em uma urna eleitoral. “Estimular o senso político foi o principal propósito da eleição, levando o contexto real para próximo do aluno, preparando cidadãos conscientes para o futuro”, disse Pedro.

O grêmio estudantil é um órgão máximo de representação dos estudantes da escola, onde eles podem discutir criar e fortalecer inúmeras possibilidades que tornem o ambiente escolar mais agradável e acolhedor para o aluno. Um dos seus principais objetivos é levar os alunos a participar cada vez mais das atividades desenvolvidas na escola.

Inicialmente, a ideia foi conscientizar alunos sobre a importância do voto na sociedade atual. Aproveitando o período eleitoral que a escola estava passando, com a campanha das 3 chapas candidatas ao Grêmio Estudantil, foi criada a urna e apresentada aos alunos da 6ª série, onde a experiência foi incrível e totalmente aceita pelos alunos. A empolgação que eles demonstraram ao realizar testes na urna e ver o seu funcionamento, levou a equipe a realizar toda a eleição de 2013 com a urna. As chapas candidatas trabalharam com a campanha durante uma semana, onde foram feitos cartazes e até banners que foram publicados e compartilhados nas redes sociais dos alunos. As propostas de cada chapa foram discutidas com auxílio da coordenação e direção, sendo apresentadas em todas as classes.

Durante a votação, que ocorreu no período da manhã, tarde e noite, a escola contou com a visita do Vereador Euripes Alves de Amarães que apoiou e parabenizou a iniciativa da escola.

A vencedora foi a Chapa 3, eleita com 33% dos votos. Foram computados os seguintes resultados: Chapa 1 Mundo Jovem– 78 Votos (27%), Chapa 2 EAD – 81 Votos (28%), Chapa 3 Ativa– 95 Votos (33%), Brancos – 35 Votos (12%); totalizando 289 Votos.

“É importante os alunos terem esse contato com o sistema eleitoral, conscientizando-os de que através do voto, eles podem realizar mudanças na escola e futuramente em toda sociedade”, finalizou a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental, Vandenir Aparecida Vicente Belatti.